Adestramento de Cães

Dicas do Veterinário

 

ADESTRAMENTO EM ... [+] Leia mais!

Cuidados com o Pelo do Animal

Banho e Tosa

 

Dicas de beleza e ... [+] Leia mais!

Cuidados com os dentes

Cuidados Especias

Cuidados com os dentes

 

Embora os ... [+] Leia mais!

Estética Canina - Banho

Banho e Tosa

Dando banho

 

Os cães ... [+] Leia mais!


Fones:

(19)3473-0968 / 3043-4009

Emergência:

(19)9738-4139

e-mail:

suporte@clinicacentervet.com.br


Se você preferir, Clique Aqui e preencha o nosso formulário de contato.


Dicas

Adestramento de Cães

Domingo, 12/05/2013

Autor: Ricardo Brino


 

ADESTRAMENTO EM CASA

 

Será vantajoso para você começar a utilizar este comando quando o seu filhote tiver 7 semanas de idade. Quanto mais cedo você começar a ensinar a ele a atender ao seu comando "venha", melhor será a vida. Sempre estimule o seu filhote a vir com elogios entusiásticos e muito encorajamento. Lembre-se de que não há dois cães ou filhotes de cães semelhantes, de modo que você terá que ajustar seus métodos de adestramento de acordo com cada animal. O que significa que aquilo que funcionou para um cão poderá não funcionar para um outro. Use sua imaginação, regalos alimentares ou brinquedos.

 

SUGESTÃO DE ADESTRAMENTO

Se você ralhar com o seu cão porque ele não veio na primeira vez que você o chamou, ele poderá associar sua impaciência com a sua explosão, o que significa que vir até você será a última coisa que ele pensará fazer. Se ele começar a ignorar você e a agir como se não o escutasse, prenda-o a uma longa guia de modo a poder puxá-lo até você após lhe dar um comando "venha". Desta maneira, você não estará repetindo o comando e o seu cão aprenderá a vir quando for chamado (porque ele não terá escolha). Seja entusiástico!

 

DE DUAS A UMA

Ou seu cão ou filhote de cão é adestrado em casa ou não. Se o seu cão começar a escapar para um outro aposento para fazer suas necessidades, você terá que tirar um pouco da liberdade dele até conseguir resolver o problema. Quanto mais tempo você permitir que este tipo de comportamento continue, mais difícil será modificá-lo. A menos que você possa apanhá-lo no ato, de nada adiantará, na verdade, arrastá-lo até o local da travessura e tentar puni-lo. Mantenha-o onde você possa vê-lo e, se ele for ousado o bastante para tentar alguma coisa na sua frente, diga "Não", consiga sua atenção e leve-o para fora rapidamente de modo que ele possa terminar de fazer suas necessidades na área apropriada. Lembre-se, esta é sua casa. Ele tem que conquistar sua liberdade através de um bom comportamento e isto é sua responsabilidade. 

 

Se você decidir adestrar o seu cão para só fazer suas necessidades fora de casa, comece estabelecendo um local para isto. De manhã, prenda sua guia em sua coleira e leve o cão para fora até o local destinado para ele fazer suas necessidades. Dite comandos como "faça xixi e cocô" ou "depressa". Após ele cumprir seu dever, traga-o para dentro para lhe dar alimento e água. Cerca de 15 a 20 minutos após a refeição, leve o cão para fora, novamente, para fazer xixi e cocô. Leve o seu cão até seu "lugar" destinado para isto na hora de cada micção e defecação. Mantenha um programa regular para o seu cão comer, beber e fazer suas necessidades.

 

Um dos erros mais comuns no adestramento em casa é conduzir o processo rápido demais de modo a passar na frente do seu cão. Liberdade excessiva rápido demais pode causar alguma confusão. Se seu cão fizer suas necessidades fora do local estabelecido uma ou duas vezes, você terá que retroceder no processo e recomeçar mais de devagar. A delimitação de território não deve ser confundida com problemas de adestramento em casa porque a delimitação é deliberada. Este comportamento surge nos cães que podem estar tentando disputar o papel do líder na casa; a delimitação é uma forma de reivindicar território. Se você observar este comportamento dentro ou fora de casa, é aconselhável reforçar imediatamente todos os comandos de obediência. Isto eliminará todas as dúvidas sobre quem manda na casa. Se você colocar o seu cão ou filhote de cão em uma caixa de transporte grande ele poderá fazer suas necessidades em uma extremidade e dormir na outra. Se você colocar alimento ou água no engradado dele, ele encherá sua bexiga e intestino e não terá outra escolha senão aliviar-se em sua caixa de transporte. Não deixe de levar o seu cão ou filhote de cão para fora para fazer suas necessidades e especialmente antes de ser deixado sozinho por períodos de tempo prolongados. 

 

Se você estiver tentado todas as medidas acima mencionadas e ainda assim persistir o problema que você acredita ser "Delimitação Territorial", consulte seu veterinário. Seu cão/filhote de cão pode estar com uma infecção na bexiga, além do que, é sempre melhor estar seguro do que lamentar depois. Se o seu cão/filhote de cão não tenha sido castrado você poderá falar com seu veterinário sobre este procedimento. Geralmente, isto tem um efeito muito positivo sobre este tipo de problema comportamental. 

 

Mesmo os cães bem adestrados, às vezes, fazem suas necessidades fora do lugar apropriado. Limpe a área do acidente com um neutralizador de odor de animais de estimação de modo que o seu cão não se sinta tentado a repetir seu erro. Eis algumas sugestões para ajudar a evitar tais acidentes:

 

Não faça mudanças repentinas em sua dieta.

Evite dar-lhe snacks tarde da noite.

Não deixe de cuidar para que ele passe um tempo suficiente fora de casa.

 



Voltar




©2011 - Clínica Centervet - Todos os Direitos Reservados.